26.4.12

Os chamados para o GAECO

Por Claudio Osti

Os vereadores convocados para falar com o GAECO são: Roberto Kanashiro, Joel Garcia, Marcelo Belinati, Eloir Valença, Gerson Araujo, Roberto da Farmácia, Roberto Fu, Rodrigo Gouveia, Jairo Tamura, José Roque Neto e Sebastião dos Metalúrgicos.

Também serão ouvidos o presidente do PHS, Marcos de Freitas, o presidente do Sercomtel, Roberto Coutinho e o secretário de gestão Fábio Reali.

O prefeito Homero Barbosa Neto poderá escolher o dia do seu depoimento.

Jovens estão no MP por terem sofrido suposta agressão

Manifestantes estão neste momento na frente do MP, porque supostamente teriam sido agredidos por manifestantes pró-Barbosa

Protesto em frente ao MP

Neste momento aconteçe um protesto em frente ao Ministério Público, são jovens se manifestando e pedindo o afastamento de Barbosa Neto.

Mais crise: Gaeco na Cãmara de vereadores

Por Fabio Silveira

Mais um pouco de crise para esta quinta-feira: policiais do Gaeco estão na Câmara neste momento. Eles devem intimar 11 vereadores para depor, provavelmente na investigação da tentativa de suborno.

Jacs vai renunciar a CP

Por Fabio Silveira

O vereador Jacks Dias (PT) acaba de voltar à Câmara. Com relação ao filho dele, a situação está sob controle. Com relação a ser membro da CP, o petista já adiantou que vai se declarar impedido por ter sido citado no relatório da CEI que deu origem a esse pedido de cassação. “Não quero oferecer prejuízo político nem jurídico para a CP”, declarou.

Já José Roque Neto (PR), o único que não teria problema, negou qualquer possibilidade de impedimento. Padre Roque chegou a ser cogitado como impedido de votar a CP porque teria assinado um aditivo com a Centronic, na época em que foi prefeito interino. Ele acaba de mostrar um documento provando que o aditivo foi assinado em 7 de julho, já na gestão de Barbosa Neto (PDT). “Estou tranquilo”, resumiu.

Jacks Dias e Kanashiro podem sair da CP

Jacks Dias e Kanashiro podem sair da CP. Jacks por ter sido citado no relatório da CEI e Kanashiro, por ter participado, da mesma.

CP esta composta

Foram sorteados agora a pouco os membros que irão compor a CP da Centronic, que pode definir o rumo do Prefeito Barbosa Neto (PDT). Os nome sorteados foram: Roberto Kanashiro (PSDB), José Roque Neto (PR) e Jacks Dias (PT).

CP Aprovada

Por Fabio Silveira

A Câmara acaba de aprovar, com 18 votos (quase unanimidade), o pedido de abertura da Comissão Processante no caso Centronic.

A aprovação acontece depois da liberação da bancada governista pelo prefeito Barbosa Neto (PDT). A oposição suspendeu por duas vezes a votação, nas duas últimas sessões.

Em meio à tentativa governista de tentar reverter a abertura da CP da Centronic, houve o escândalo da tentativa de suborno ao vereador Amauri Cardoso (PSDB), para que ele votasse contra a CP. Daí em diante, a situação governista piorou, até a “rendição” declarada pelo prefeito no começo desta tarde, com a liberação da bancada.

Jacks Dias (PT) não votou. Deixou a sessão antes por ter passado mal.

Prefeito recua do impedimento do voto de vereadores

E os advogados do Prefeito Barbosa Neto (PDT), acabam de informar a mesa executiva da câmara, que vão desistir de impedir o votos dos dois vereadores oposicionistas, Joel Garcia (PP) e Amauri Cardoso (PSDB).

Amauri tornou-se herói

Do Blog Monitor da Cãmara

O tucano Amauri Cardoso, sempre ovacionado em cada fala, lembra da falta de leite em pó nos postos de saúde para as crianças enquanto sobra dinheiro para comprar vereador. "Não estou fugindo do assunto não. Tudo isto tem a ver com o que estamos discutindo. Londrina sangra", comentou o vereador quase aos berros para ser ouvido e abafar os apelos da Mesa Executiva que pedia para retornar ao assunto.

“A liberação da bancada foi o reconhecimento da sua derrota”

“A liberação da bancada foi o reconhecimento da sua derrota”

Da vereadora Lenir de Assis (PT).

Site da Câmara fora do ar

Neste momento o site da Câmara de vereadores de londrina, está fora do ar. E pelo que se percebe, por tempo indeterminado.

Sobrou até para Canziani

Por Fabio Silveira

A base governista vai à forra. O vereador Rodrigo Gouvêa (PTC) citou os dois vereadores do PTB, Rony Alves e Ivo de Bassi e lembrou que o principal cacique do partido deles, o deputado federal Alex Canziani (PTB) não assinou a CPI do Cachoeira. “O deputado precisa explicar porque não assinou a CPI para investigar a podridão em Brasília”, disparou Gouvêa.

Alves rebateu: “o vereadores Jairo Tamura (PSB) talvez seja a sua babá, mas o deputado federal Alex Canziani não tem babá, não estamos aqui para defender o deputado. Se o senhor tiver diferenças com ele, que cobre dele”.

Flagrante


Momento exato da saida do Prefeito Barbosa Neto da Cãmara de vereadores de Londrina. Foto de Cassiano Porto

¨Barbosa é o 13º voto¨

“Quero falar em nome do prefeito que o 13 voto será o do prefeito Barbosa Neto. Ele quer que seja investigado com toda a lisura necessária”.

Fala do lider do Prefeito Jairo Tamura (PSB).

Amauri Cardoso e Joel Garcia podem ser impedidos de votar a CP

Neste momento a CP da Centronic entra em discussão, e está na mesa um requerimento por parte do Prefeito Barbosa Neto (PDT), um requerimento impedindo os vereadores Amauri Cardoso (PSB) e Joel Garcia (PP) de votar a CP. O Presidente Gérson Araújo (PSDB), enviou o requerimento para a assessoria jurídica da câmara.

Eloir Valença diz que vota pela Abertura da CP

Por Fabio Silveira

A base governista se disse “surpresa” com a presença do prefeito Barbosa Neto (PDT) em plenário. O líder governista, Jairo Tamura (PSB), não quis abrir o que pretende falar daqui a pouco, em plenário.

Joel Garcia (PP) acaba de “saudar” Eloir Valença (PHS) como “o 13 voto para abrir a CP”. Valença, por sua vez, acaba de dar entrevista coletiva confirmando que vota pela CP.

¨Chicote do algoz¨

O Vereador Tito Valle (PMDB), disse a poucos segundos, que conversou com o prefeito Barbosa Neto (PDT), para que libere a sua base para votar favoravelmente a abertura da CP, para que se investigue de uma vez por todas, se houve ou não, irregularidades no caso Centronic. Pois segundo ele ¨é inadmissível que vereadores sejam perseguidos e obrigados a beijar o Chicote do Algoz¨.

Barbosa tentou sair de fininho....

Do Blog: O Monitor da Câmara

Enquanto Roni Alves (PTB) inciava sua fala no púlpito do plenário, vaias e palmas abafaram a voz do vereador e facilitaram a rápida saída de Barbosa Neto (PDT). Ainda no estacionamento da Câmara, o prefeito não escapou do cerco feito pela imprensa que, por sua vez, foi cercada pelos seguranças da Câmara.

Barbosa alegou que o Legislativo recusou espaço para sua manifestação e liberou os vereadores da base para votarem pela abertura da Comissão Processante. "...porque quem não deve não teme", finalizou.

Em seguida, seus assessores - praticamente - o arrancaram do círculo de repórteres e o colocaram num carro. Nem mesmo seu advogado particular João dos Santos Gomes Filho co nseguiu falar com ele. "O carro arrancou muito depresa. Mas, ele vai voltar", disse o advogado ao assessor jurídico da Câmara Miguel Aranega Garcia.

Claques se encontram, mais não houve confusão

Por Fabio Silveira

O prefeito Barbosa Neto (PDT) deixou a Câmara agora há pouco, dentro de um carro, com assessores. A sessão da Câmara está suspensa por 20 minutos para ver se a situação se acalma.

Durante a coletiva do prefeito, que foi concedida no estacionamento da Câmara, primeiro a claque pró-CP se aproximou do bolo de repórteres, gritando “fora Barbosa” e “ladrão”. Em seguida veio a claque pró-Barbosa para gritar o nome do pedetista. Houve tensão, mas à primeira vista não houve agressões.

O advogado de Barbosa, João dos Santos Gomes Filho, estava concedendo entrevista agora há pouco, reclamando que seu cliente foi impedido de falar. A assessoria da Câmara negou que houve negativa para que o pedetista porque esse pedido não foi feito oficialmente.

Segundo a assessoria, Barbosa poderá falar quando for votada a CP. Se a votação for agora à tarde – sobre o que não se tem certeza –, Barbosa voltaria À Câmara para falar. Segundo a assessoria, é isso que está sendo negociado neste momento com os advogados de Barbosa.

Barbosa Libera a bancada para votar a CP

Por Fabio Silveira

O prefeito Barbosa Neto (PDT) acaba de deixar a Câmara. Concedeu uma entrevista coletiva tumultuada, cercada por claques contra e a favor dele. Houve tensão e pelo menos à primeira vista, não houve confronto entre as claques.

Na coletiva, Barbosa liberou a sua bancada para votar a abertura a CP da Centronic. Reclamou do trancamento da agenda da Câmara por esse período e deu a entender que liberou a bancada para votar pela CP para fazer a pauta da Casa andar.

Barbosa disse que queria fazer esse pronunciamento em plenário, mas foi impedido pelo presidente da Casa, Gérson Araújo (PSDB).

Confusão na Câmara

Neste momento aconteceu, uma ocorrência de agressão no acesso das galerias na câmara de vereadores, entre integrantes pró e contra ao Prefeito Barbosa Neto (PDT), sobre gritos de ¨chama a policia¨, a sessão foi suspensa por vinte minutos.

¨Quem não deve não teme¨

E o Vereador Rony Alves (PTB) Cumprimenta o Prefeito Homero Barbosa Neto, e o Vereador Amauri Cardoso. E elogia os jovens presentes à Sessão. E diz que a CP tem o seguinte objetivo. Provar que ¨quem não deve não teme¨.

A CP da Centronic não é para cassar o Prefeito mais para abrir oportunidade de defesa.

E o Vereador Antenor Ribeiro (PSC) faz uso da palavra para cumprimentar o Prefeito Homero Barbosa Neto que está presente. E diz que a CP da Centronic, não é para cassar o prefeito, mais sim para dar oportunidade de defesa ao mesmo.

Barbosa Neto está na câmara

E o prefeito de londrina Barbosa Neto (PDT), está neste momento na câmara de vereadores. Pois o mesmo vai levar a sua defesa, no caso Cenronic que é objeto de uma possível abertura de CP contra ele. A também a expectativa de o mesmo se pronunciar no plenário. Neste momento ele está sendo alvo de aplausos e vaias.

Patriotismo

E a plateia que é favorável a abertura da CP canta neste momento o hino nacional