5.8.12

Hoje não somos nada; amanhã tudo


Foto: manifestantes nas galerias da câmara de vereadores, no dia da cassação do Prefeito Barbosa Neto. Todos de costas e cobertos com a bandeira do Brasil, para o prefeito que falava naquele momento.
                                             
Foto: manifestantes nas galerias da câmara de vereadores, no dia da cassação do Prefeito Barbosa Neto. Todos de costas e cobertos com a bandeira do Brasil, para o prefeito que falava naquele momento.


                                           

A uma semana da cassação do senhor Homero Barbosa Neto (PDT) e doze anos após a cassação do senhor Antonio Belinati (PP), podemos fazer um balanço do que é a força dos movimentos sociais de londrina.  

Quem conhece superficialmente a historia de nossa cidade, entende que estas cassações, só ocorreram com a força e a pressão dos movimentos sociais e com o apoio de boa parte da população de londrina.

Da primeira vez, quando no ano de 2000, após denuncias de desvios de dinheiro em órgãos importantes da administração municipal, feitas por parte de vereadores, de cidadãos e da imprensa local e que culminou com diversas investigações feitas pelo Ministério Publico contra o ex-prefeito, vários integrantes dos vários setores importantes de nossa cidade, indignados e preocupados com os rumos que tudo isso estava tomando, se organizaram num bloco intitulado: ¨Movimento Pés Vermelhos: Mãos Limpas. 

Este movimento desencadeou uma luta pela moralidade em nossa cidade, fazendo manifestações contra a corrupção nos diversos espaços públicos, e também no legislativo exigindo as apurações dos fatos, até chegar ao dia 23 de Junho, que daria fim ao mandato do então prefeito. 

Quase dez anos apos tudo isso, movimentos sociais, começaram uma nova cruzada contra o até então Prefeito Barbosa Neto, que subiu ao poder (não esqueçamos), com o apoio do candidato, que teve a sua vitoria impugnada pela Justiça Eleitoral, Antonio Belinati, no famoso terceiro turno. 

Esta cruzada, começou com a crise do CIAP, passou pelo escândalo da Guarda Municipal, pelo escândalo Anti-sepsia, pelas compras fraudulentas de livros racistas até chegar no escândalo Centronic, que culminou com a cassação realizada no ultimo dia trinta. 

Ao longo desses dois anos e meio, movimentos encabeçados pelo Centro de Direitos Humanos de Londrina, Fórum Popular pela Saúde e o Movimento Basta Londrina Sangra, posteriormente o movimento Por amor a Londrina. Fizeram plantão nos espaços públicos, na câmara, nos bairros, para mais uma vez exigir as apurações dos fatos e a punição dos culpados. 

Foi por força desses movimentos, que o Ministério Publico investigou e efetuou a punição de membros do primeiro escalão daquela administração e também membros do legislativo supostamente envolvidos nestes escândalos.  

Tudo isso, escrevemos, para derrubar a idéia corrente de que nos dias atuais, não existem mais movimentos sociais, de que as pessoas estão acomodadas no conforto dos seus lares e largaram a política para lá.

Não é verdade, ainda existem pessoas indignadas e comprometidas com uma transformação da sociedade.  Mas não se enganem, as transformações sociais só serão possíveis, se conseguirmos despertar nas pessoas o sentimento de que a historia pertence a elas, de que tudo muda quando as pessoas mudarem. E que a mudança está mais próxima do que imaginamos, usando as palavras de Marx, que dão titulo a este artigo: hoje não somos nada; amanhã tudo¨.

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial